terça-feira, 27 de abril de 2010



Você sabe que precisa reduzir o consumo de pão francês, pizza e macarrão para perder os quilinhos extras. Mas essas delícias continuam fazendo parte do seu cardápio. Também não é fácil ficar longe do doce?

Pesquisas recentes descobriram um composto presente no feijão branco que ajuda a emagrecer e reduzir os níveis de triglicerídos do sangue. O feijão branco possui uma proteína de reserva chamada de faseolamina. Quando ingerida, ela inibe a digestão do carboidrato e retarda a absorção de açúcares no sangue. Porém a faseolamina só possui este efeito quando consumida em forma de farinha. Para isso lave o feijão normalmente e depois seque-o no sol ou sobre um papel toalha, nunca seque no forno. Depois de seco, triture o feijão num liquidificador e peneire. Pode ser passado no processador para conseguir uma consistência mais fina.


Para evitar acidentes em seu liquidificador, é importante triturar pelo menos 250 gramas de feijão branco (meio pacote) de cada vez, assim o impacto dos grãos no copo do liquidificador é menor. Evite guardar grandes quantidades do grão por muito tempo para não perder as propriedades nutricionais.


A receita é consumir uma colher de chá diluída em um copo de água, 30 minutos antes das principais refeições (duas vezes por dia). O máximo que você pode consumir é até 1 grama por dia, além disso podera provocar efeitos colaterias como diarréia e náuseas. Você pode misturar a farinha do feijão em um copo de suco também.

A faseolamina irá evitar a absorção do carboidrato e reduzir o nível de triglicerídeos.

Você poderá utilizar o farelo que ficou na peneira para preparar pães nutritivos


Continue lendo...

terça-feira, 6 de abril de 2010

COMO ESTÁ SUA ALIMENTAÇÃO????


Quer descobrir se seus hábitos alimentares são saudáveis!
Faço o teste e descubra!


Entre no site http://www.sonutricao.com.br/teste/

Continue lendo...

A obesidade infantil aumenta os riscos de morte antes dos 55 anos


Segundo estudo publicado no New England Journal of Medicine, a obesidade infantil aumenta os riscos de morte antes dos 55 anos de idade. Acompanhando em longo prazo quase 5 mil crianças nascidas entre 1945 e 1984, os pesquisadores notaram que um quarto dos voluntários que apresentavam maior índice de massa corporal (IMC) tinham duas vezes maior taxa de morte por causas naturais antes dos 55 anos do que o grupo de menor IMC. Entre essas causas, os especialistas consideraram doenças cardiovasculares, doença hepática alcoólica, infecções, câncer, diabetes e overdose de drogas.

"O ponto principal é que a obesidade em crianças é um sério problema que precisa ser abordado seriamente", ressaltou o pesquisador William C. Knowler, do Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais. "O que este estudo particular mostra é que a obesidade causará o excesso de morte prematura", completou o especialista.

Além da influência direta da obesidade infantil nos riscos de morte prematura, a pesquisa indicou que a intolerância à glicose - fator de risco para o diabetes - e a pressão alta na infância também cumprem um papel neste sentido. A taxa de morte foi 73% maior entre o grupo de maior intolerância à glicose e 1,5 vezes maior entre aqueles que apresentavam pressão alta.

Em nota para a imprensa, o pediatra Marc Jacobson, da Academia Americana de Pediatria, destaca que o novo estudo é oportuno e importante, visto que mais de um sexto das crianças americanas estão obesas. "Ele nos dá mais dados relevantes sobre os efeitos da obesidade adolescente em longo prazo". E, seguindo as diretrizes da Academia, o especialista recomenda a medida do índice de massa corporal em todas as crianças, e uma abordagem no estilo de vida daquelas que se apresentam obesas. Para a prevenção, segundo ele, os pais podem usar o chamado 5210 - cinco porções diárias de frutas e vegetais, duas horas ou menos de TV por dia, uma hora de exercícios e nenhuma ou pouquíssimas bebidas açucaradas.

18/03/2010

Fonte: http://boasaude.uol.com.br

Continue lendo...

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Chocolates e a Páscoa!!!


Já que não dá para passar pela festa sem, pelo menos, um deslize na comilança, siga estas dicas:

- Prefira chocolate amargo ou meio amargo. O chocolate amargo possui flavonóides epicatequina e ácido gálico, que são antioxidantes que ajudam a proteger os vasos sanguíneos, prevenir câncer e promover a saúde do coração. Para quem não gosta muito do sabor do chocolate amargo, pode ser consumido o meio amargo, ele proporciona quase os mesmos benefícios. Mas, atenção. O consumo deve ser moderado.

- Observe na embalagem o valor nutricional. O ovo de Páscoa contém teor muito elevado de gorduras e açúcares, deve ser um consumo moderado, já que em pequenas quantidades de chocolate pode-se ultrapassar a recomendação diária desses nutrientes. Observe sempre os rótulos!

- Não se engane com as versões diets. As versões diets não possuem açúcares, porém podem conter grande quantidade de gorduras. Portanto, novamente, fique sempre atento ao rótulo, que deve conter essa informação.

Fonte:http: wp.clicrbs.com.br/vidasaudavel

Continue lendo...