quinta-feira, 27 de maio de 2010

COMO ACELERAR SEU METABOLISMO


Muitas pessoas comentam que têm um metabolismo muito lento e por isso não conseguem emagrecer. Por mais que façam variados tipos de dieta da moda, não conseguem emagrecer, pois não conhecem o funcionamento do metabolismo humano.

O que a maioria das pessoas desconhece é que podemos acelerar o metabolismo, o que é fundamental para perder a gordura acumulada. Antes de entendermos as maneiras de acelerar o metabolismo, aprenda alguns princípios básicos.

O que é Metabolismo?

Existem muitas abordagens científicas para explicar isso. Porém a melhor abordagem é aquela acessível ao maior número de pessoas possível, que podem entender essa definição a partir de uma linguagem clara e objetiva: metabolismo é a taxa com que o seu corpo queima calorias para se manter vivo.

O seu corpo queima calorias 24hs por dia, todos os dias, não importando se você malha ou não. Lembre-se que o seu corpo precisa de energia o tempo todo, mesmo quando você está dormindo e é por isso que deixar de fazer refeições é com certeza a pior coisa que você pode fazer se o seu objetivo é perder peso através da queima de gorduras.

O que afeta o metabolismo?

Muitas pessoas acham que fatores como níveis de atividade física, tireóide e idade têm grande impacto no seu metabolismo. Esses fatores realmente afetam o seu metabolismo, mas não tanto assim.

O que mais afeta o metabolismo é o tecido muscular. Quanto mais músculos você tiver, mais calorias você vai queimar, independente do do seu nível de atividade, da sua idade, etc. Os músculos são tecidos vivos e estão lá para trabalhar para você, queimando calorias 24hs por dia - todos os dias.

Aqui estão 8 fatores que afetam o metabolismo, em ordem de importância:

(1) Tecido muscular: São fundamentais por causa de todos os fatores citados acima.

(2) Frequência das refeições: Quanto mais tempo você dá entre as refeições, mais o seu metabolismo diminui para conservar energia.

(3) Nível de atividade: É importante, mas não faz nenhuma diferença se você não compatibiliza a sua alimentação com o seu gasto calórico.

(4) Escolha dos alimentos: Por exemplo, as dietas baixas demais em gordura tendem a resultar em baixa produção hormonal o que leva à diminuição do metabolismo.

(5) Hidratação: Mais de 70% das funções do corpo acontecem na presença de água. A falta de água faz com que o seu metabolismo pise no freio.

(6) Genética: Algumas pessoas têm um metabolismo naturalmente mais acelerado do que outras. Você não pode mudar a genética, mas podeestimular a aceleração do seu metabolismo.

(7) Produção e função dos hormônios: É muito pouco provável que você tenha uma tireóide "preguiçosa". Antes de culpá-la, primeiro estabilize o nível de açúcar no sangue (taxa de glicose) e comece progressivamente a praticar exercícios 2-3 vezes por semana.

(8) Estresse: O estresse também pode diminuir o seu metabolismo por colocar o seu organismo em estado de tensão. Além disso, muitas pessoas tendem a comer mais quando estão estressadas.

Porque o metabolismo diminui?

Pesquisas indicam que o metabolismo não diminui significativamente de acordo com a idade e sim de acordo com a falta de músculos. E você não perde músculos de uma hora para outra só por ficar mais velho, e sim por causa da falta de uma atividade física que cause um estresse positivo nos músculos fazendo com que eles se mantenham ou se desenvolvam.

Essas são as 2 maiores causas que fazem com que o seu metabolismo diminua:

Perda de tecido muscular
Diminuição do nível de atividade à medida que se fica mais velho
Você pode perder tecido muscular devido à falta de atividade física específica para esse fim (musculação) ou por não fazer uma alimentação adequada e disciplinada. Quando você pula refeições ficando muito tempo sem comer, o seu corpo vai obter a energia que precisa consumindo o seu próprio tecido muscular (catabolismo).

Logo

MENOS MUSCULOS = METABOLISMO MAIS LENTO = MAIOR ACÚMULO DE GORDURA

fonte: www.corpoperfeito.com.br/artigo

Continue lendo...

terça-feira, 18 de maio de 2010

O Segredo de comer Massas!!!!


Não tem quem não fique com a boca cheia de água só de sentir o cheirinho de uma boa massa. Se ela vier acompanhada por um molho suculento, então, é tentação na certa.

Mas se por um lado elas são a sensação em restaurantes e bares do país e têm lugar garantido no almoço de domingo com a família, por outro, exagerar na dose na hora de saborear aquela macarronada pode fazer toda a diferença na sua dieta, colocando abaixo todo o seu esforço em manter um cardápio balanceado e o peso em dia, por isso, o ideal é substituir os ingredientes básicos da massa e do molho e consumir com moderação.

“Assim como qualquer outro prato, a massa tem nutrientes importantes para a dieta, porém, por seu alto teor calórico, é recomendado que se substitua alguns ingredientes para não prejudicar a saúde nem entrar em crise com os ponteiros da balança”, explica a nutricionista do Dieta e Saúde, Roberta Stella. A especialista separou algumas dicas de substituições que vão fazer a massa caber na sua dieta sem preocupação.

Cor e saúde sem peso na consciência
Se você é daqueles que não comem legumes e verduras nem por decreto, tente colocá-los na receita da massa. Caso você seja um amante destas delícias que vêem da natureza, uma boa opção é colocá-los em pedaços no prato. Inclua brócolis, couve, batata, berinjela, cenoura, beterraba, espinafre e muitos outros na sua refeição.

Beterraba
É uma hortaliça rica em ferro, açúcares, vitaminas e sais minerais como sódio, potássio, zinco e magnésio. As vitaminas (A, complexo B e C) são aproveitadas pelo organismo apenas quando a beterraba é consumida crua.

Abóbora
De alto valor nutritivo, a abóbora contém grande quantidade de vitamina A, vitaminas do Complexo B e sais minerais como cálcio e fósforo.

Seu consumo é indicado para pessoas de todas as idades por ser de fácil digestão. “Na hora da compra, deve-se escolher abóboras de casca firme, sem rachaduras ou partes moles. Quando verde, deve ser conservada em lugar fresco e arejado. Na geladeira, ela dura de 3 a 4 meses”, explica Roberta.

Espinafre
O espinafre é uma verdura de alto valor nutritivo. Possui minerais como ferro, cálcio e fósforo e vitaminas A e do Complexo B.

Ao comprar espinafre dê preferência ao de folhas frescas, de cor verde-escuro, firmes, limpas e sem marcas de picadas de insetos. Para conservá-lo por mais tempo, deve-se envolvê-lo em papel ou plástico e guardá-lo na geladeira, longe do congelador.

Linhaça
É considerada como um alimento funcional, ou seja, que contém, além de seus nutrientes básicos (carboidratos, proteínas, gorduras e fibras), elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças, pois seu uso contínuo proporciona aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular.

Na composição da semente de linhaça estão presentes proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos poli-insaturados (Ômega 3 e Ômega 6), que lhe conferem a propriedade de alimento funcional. A semente de linhaça é a mais rica fonte de Ômega 3 existente na natureza. “Este tipo de gordura é benéfico para afastar o risco de doenças cardiovasculares”, explica a nutricionista do Dieta e Saúde.

Explosão de fibras
Uma ótima forma de acrescentar fibras em sua dieta é substituir a farinha de trigo por farinha integral nas preparações que fizer como, por exemplo: almôndega, bolos, pães, massa para macarrão, massa para pizza, massa para tortas, muffins e massa para crepes.

Você também pode substituir por farinha de soja, farinha de linhaça e farinha de aveia adicionando em biscoitos, bolos, pães. Outra dica é usá-la para engrossar sopas.

No molho, troque:
-Creme de leite por iogurte
-Maionese tradicional pela versão light
-Molho de tomate pronto pelo feito com tomates frescos
- Óleos por azeite de oliva

Molho light de iogurte (36 calorias)
- 1 copo de iogurte natural desnatado
- 1 col. (sopa) de hortelã picada
- 1 col. (sopa) de suco de limão
- 2 col. (sopa) de azeite de oliva
- Sal a gosto.

Misture muito bem todos os ingredientes.

Receitas de Tabule de Quinua
02 xícaras de quinua em grão cozida e fria
04 tomates sem sementes cortados em pedacinhos
01 pepino cortado em pedacinhos
½ xícara de folhas de hortelã
04 colheres de sopa de Azeite e Oliva
01 colher de sopa de suco de limão
Sal a gosto

Modo de fazer
Misturar todos os ingredientes e deixar na geladeira por 02 horas. Antes de servir temperar com azeite limão e sal a gosto.

Receita de Nhoque de beterraba

Ingredientes:
10 beterrabas médias caipira
2 batatas médias
1 xícara de chá de parmesão
2 gemas de ovo caipira Maizena (o quanto baste)
Sal a gosto
250gr de manteiga gelada

Modo de preparo:
Cozinhe a beterraba e a batata por 20 minutos, escorra a água e em seguida amasse no espremedor de batatas. Leve a geladeira por 15 minutos.

Sobre uma bancada, misture a beterraba e a batata, já espremidas, com o parmesão, as gemas, a manteiga e a maizena até dar liga, e por fim, adicione o sal.

Faça cilindros e corte com uma faca cubinhos de aproximadamente 3 centímetros. Em uma panela cheia de água e com um pouco de sal, cozinhe o nhoque. Quando os cubinhos boiarem, retire e jogue em outra panela, com molho de sua preferência

Receita de Lasanha de legumes

Ingredientes:
1 colher (sopa) de azeite de oliva
2 dentes de alho picados
1 brócolis pré cozido (só os buquês)
1 couve-flor pré cozida (só os buquês)
2 cenouras médias em cubos pequenos
Tempero pronto para aves, peixes, legumes e saladas
2 colheres (sopa) de margarina light
2 colheres (sopa) cheias de farinha de trigo
1 cebola picada 600ml de leite desnatado
1 copo de requeijão light
1 pacote de lasanha pré-cozida (200g)
2 vidros de molho de tomate (1kg)
50g de queijo parmesão light
Sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto

Modo de Preparo:
Aqueça o azeite e doure o alho. Refogue rapidamente o brócolis, a couve-flor e a cenoura e tempere com o tempero pronto. Reserve. Aqueça a margarina light e frite a cebola. Junte a farinha de trigo e doure bem. Vá acrescentando o leite aos poucos até que fique um creme espesso. Junte o requeijão e tempere com o sal, a pimenta do reino e a noz moscada.

Reserve. Em um refratário médio, coloque um pouco de molho branco no fundo. Arrume a massa de lasanha uma a uma e cubra com um pouco de molho de tomate. Coloque o recheio e vá fazendo camadas de molho branco, massa, molho de tomate e recheio, finalizando com o molho de tomate.

Polvilhe o queijo parmesão, cubra com papel alumínio e leve ao forno médio (180ºC) pré-aquecido de 20 a 25 minutos. Retire o papel alumínio nos 5 minutos finais. Sirva.

FONTE: Minha vida

Continue lendo...

segunda-feira, 17 de maio de 2010

ALIMENTOS X ENVELHECIMENTO























AZEITE – Possui gorduras monoinsaturadas e polifenóis, que ajudam a prevenir diversas doenças características ao envelhecimento e sistema cardiovascular;

CHOCOLATE – O cacau é rico em flavonóides, substância antioxidante que protege a região vascular, prevenindo a diabetes, hipertensão arterial, demência e meles renais;

VINHO – Beber uma taça de vinho tinto por dia auxilia na proteção do organismo contra diabetes, perda de memória e doenças relacionadas ao coração, pois a bebida é abundante em polifenóis;

MIRTILOS – Na fruta de sabor exótico são encontrados os antocianósidos, antioxidantes que dentre inúmeros benefícios, auxiliam na manutenção da boa memória e da função motora na velhice;

NOZES – O fruto é fonte de antioxidantes e gorduras insaturadas benéficas, além de vitaminas e sais minerais;

PEIXE – Fonte importante de omega-3, ácido graxo que protege o coração e combate o “mau” colesterol, evitando seu acúmulo nas artérias;

IOGURTE – Rico em cálcio (previne a osteoporose) e em bactérias benévolas à flora intestinal.

Por Rachel Bressan
Fonte: Crítica Alimentar

Continue lendo...

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Os sabores da água




Foi-se o tempo em que a água que a gente bebia era "insípida, inodora e incolor", como aprendemos na escola. Hoje, para despertar a vontade de consumidores sedentos por novidades, a indústria tem se desdobrado para transformar até esse líquido vital (e sem graça para muitas pessoas) em uma bebida mais atraente.

Depois da versão mineral e gaseificada em garrafas, a bebida ganhou ainda mais diferenciais. As primeiras novidades a despontar nas prateleiras foram às águas saborizadas, como a Aquarius Fresh e a Neutra. Tudo começou com um toque de limão, mas agora já é possível encontrar água mineral com gosto de hortelã, laranja, morango, maçã e até pitanga.

A Coca-Cola, fabricante da Aquarius Fresh, com suco de limão, diz, por meio de sua assessoria, que a intenção sempre foi oferecer uma opção para as pessoas hidratarem o organismo, com mais prazer. A empresa teria lançado o produto com base nos resultados de uma pesquisa que constatou que, quando o líquido tem sabor, a pessoa fica mais predisposta a hidratar-se.

A concorrência entre as indústrias de alimentos e os avanços tecnológicos estimularam mais duas ousadias nessa área. A primeira foi o lançamento de uma água com fibras (sim, aquelas substâncias essenciais ao bom funcionamento do intestino) - a Acqua Fibra, da Genuína Lindoya. A idéia foi inspirada em produto desenvolvido primeiramente na China.

Já a mais recente novidade no mercado é uma água com baixo teor de sódio, a Bonafont, da Danone. Segundo Eduardo Gagliardi, diretor de Marketing de Águas da empresa, o produto tem 0,34 mg/l de sódio contra 35 mg/l de outras marcas. O objetivo do produto, segundo ele, é, além de hidratar, diminuir o nível de sódio do organismo. "Segundo pesquisa realizada pela Danone, o brasileiro está consumindo sódio acima das taxas recomendadas, o que causa danos à saúde", alerta.

E o que os especialistas acham das novidades
Segundo especialistas, ninguém deve ir com muita sede às garrafinhas. O nutrólogo José Ernesto do Santos, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, por exemplo, é categórico ao afirmar que "a melhor escolha é sempre água". Ou seja, mais do que prestar atenção na adição de compostos, o que precisamos é beber mais água - e, para isso, a convencional resolve bem.

A professora do curso de nutrição da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Ana Feoli, concorda e alerta:águas com sabor não podem ser consideradas águas, porque não tem só a bebida em sua composição."Elas têm sabor, aromatizante e, dependendo da versão, adoçantes para substituir o açúcar", enumera.

Ana Feoli compara as águas saborizadas, contendo adoçantes, com os refrigerantes diet. "Elas têm menos calorias do que os refrigerantes convencionais. Porém, como os adoçantes têm sódio, essas águas saborizadas contém mais sódio", alerta.

O perigo, segundo a professora Ana Feoli, é as pessoas substituírem toda a quantidade de água pura que deveriam ingerir por essas águas saborizadas. "Isso poderia aumentar o nível de sódio do organismo e, quando ocorre uma ingestão exagerada dessa substância, há conseqüências a curto prazo, principalmente para os hipertensos", explica a professora. O excesso de sódio pode aumentar a pressão arterial e causar retenção de líquidos, problemas renais e até cardiovasculares.

Então, uma água com baixo teor de sódio seria uma boa opção? Não é bem assim. Para a professora Feoli, o problema maior não é o sódio que consumimos com a água e sim o proveniente de outros alimentos. Ela alerta que estudos recentes indicam que o brasileiro consome o dobro da quantidade de sal (que vem do sódio) recomendada para um adulto diariamente: de uma média de 6 gramas por dia, consome-se 12 gramas. "Grande parte vem de outros alimentos, especialmente os industrializados", comenta.



Já em relação a água com fibras, o endocrinologista João César Castro Soares, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), disse não conhecer o produto, mas garante que as fibras dessa água só podem ser hidrossolúveis (aquelas que dissolvem na água). "A questão é que, para o intestino funcionar corretamente, o organismo precisa de dois tipos de fibra: a hidrossolúvel e a não-hidrossolúvel. Não adianta só beber essa água e não comer alimentos com fibras não-hidrossolúveis, como vegetais e cereais", acredita.

saude.terra.com.br

Continue lendo...

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Alimentação que pode prevenir os famosos pneuzinhos


Com as dicas de nutrição a seguir, somadas ao treino de 20 minutos, você vai apertar mais um furinho no cinto, veja como:

1. Aposte na banana verde
Usada em receitas, a fruta ajuda a baixar o ponteiro da balança, graças à sua porção de amido resistente. Esse nutriente, presente também no macarrão integral, na lentilha e na cevada, estimula a produção de hormônios que mandam ao organismo a mensagem de que é hora de parar de comer.

2. Desencarne
Dê um tempo do churrasco. Um estudo publicado no periódico International Journal of Obesity demonstrou relação entre a ingestão de carne vermelha e o risco de obesidade e de aumento no volume abdominal. “Recomenda-se o consumo de até 120 g por dia, o que equivale a um bife grelhado ou duas fatias de carne assada”, afirma a nutróloga Tamara Mazaracki, do Rio de Janeiro.

3. Mais vinagre, menos gordura
É o que sugere um trabalho publicado na revista científica Journal of Food and Chemistry. Realizado por pesquisadores japoneses, o estudo demonstrou que o vinagre acelera a eliminação de gordura pelo organismo. Abuse dele nas saladas.

4. Não deixe as peras na geladeira…
…por muito tempo. Quem come essa fruta ingere menos calorias durante o dia todo e perde mais peso. Essa foi a conclusão de um estudo publicado na revista científica Nutrition. Isso acontece porque a pera é rica em fibras, que promovem saciedade, e ainda tem ação diurética.

5. Conhece o cromo?
Esse mineral que equilibra os níveis de açúcar no sangue e evita os picos de fome é capaz de reduzir a gordura corporal, especialmente onde ela é mais odiada: no abdômen. Como se isso não fosse suficiente, ele faz com que o carboidrato seja aproveitado como fonte de energia e não fique armazenado sob a forma de gordura. Boas fontes de cromo são levedo de cerveja, cogumelo e nozes.

6. Sem preconceito
O feijão-preto e o feijão-carioca, aquele marronzinho, são paixões nacionais. Mas muita gente não tem o costume de comer a versão branca da leguminosa, que, segundo pesquisadores da Universidade do Colorado, nos EUA, é carregada de amido resistente, que, além de promover saciedade, aumenta a queima de gordura e o peristaltismo intestinal. O feijão-branco pode ser consumido sozinho ou usado como ingrediente no preparo de pratos. Até mesmo na feijoada ele faz bonito.

7. Com vocês, a toranja
Comer metade dessa fruta, também conhecida como grapefruit, antes de cada refeição ajuda a reduzir o manequim. É o que garantem cientistas da Clínica Scripps, nos EUA, que atribuem esse benefício a um composto presente na fruta que regula a insulina, hormônio envolvido no estoque da gordura.

8. À moda suíça
O suco de limão é diurético e alivia o inchaço. Mas, se a limonada for feita com a casca da fruta, o beneficio é ainda maior. O bagaço contém pectina, uma fibra solúvel que dá sensação de saciedade.

9. Gordura X gordura
Um estudo publicado na revista científica da Associação Internacional para o Estudo da Obesidade revelou que as gorduras do coco — ácido láurico e monolauril — não ficam estocadas nas células. Elas geram energia sem aumentar os pneuzinhos e ainda auxiliam a regular o funcionamento da tireoide. A fruta deve estar madura e pode ser consumida desidratada. Coloque 1 ou 2 colheres (sopa) no iogurte ou consuma de 20 a 30 g por dia da fruta cortada em lascas, como petisco na hora do lanche.





FONTE: Revista Women’s Health

Continue lendo...