segunda-feira, 12 de julho de 2010

O QUE FAZER PARA COMBATER A CELULITE


Tudo começa com a má circulação, que deriva tanto da genética, quanto da má alimentação e falta de exercícios. Este conjunto de fatores estimula o aumento do tamanho das células de gordura, que comprimem as microveias e vasos linfáticos que irrigam os tecidos da pele impedindo a eliminação de toxinas e provocando acúmulo destas substâncias e inchaço. Com o tempo, vão surgindo camadas fibrosas que “puxam” a pele para baixo e formam os furos. Se não prevenidas e tratadas a tendência é, cada vez mais, os buracos e o inchaço aumentarem provocando dores na região.

Se você come mais do que gasta, sejam carboidratos, proteínas e principalmente lipídeos, o excesso de calorias se transforma em gordura, que é armazenada nas células adiposas do corpo todo, mas principalmente naqueles lugares que ninguém merece (parte de dentro da coxa, bumbum, barriga, joelhos, e por aí vai!). Os piores vilões da nossa alimentação são o açúcar e o sal que, apesar da cor branquinha, não transmitem nenhuma paz ao nosso corpo e, em excesso, contribuem para o surgimento da celulite.

Alimentos que devemos consumir para combater a Celulite-

- Frutas vermelhas, azeite de oliva extra virgem – São alimentos com substâncias antiinflamatórias;
- Alimentos fonte de fibra Intestino funcionando bem, e libera as toxinas;
- Peixes – São fontes de ômega 3;
- Semente de linhaça – Possui antioxidantes em sua composição, que combatem os radicais livres, protegendo a não destruição das células;
- Aveia – Além de ser fonte de fibras, tem silício, que ajuda na reorganização da estrutura fibrosa da pele, mantém a pele homogênea;
- Lima da pérsia e melancia – colabora com o sistema linfático, evita a retenção de líquidos;
- Chá verde – Possui antioxidantes e é termogênico;
- Beber bastante água para realização de todos os mecanismos do organismo.

Excesso de açúcar
O excesso de açúcar é armazenado sob a forma gordura.

Excesso de sal
O sal (não só o sal de mesa, mas qualquer alimento que contenha grande quantidade de sódio) promove a retenção de água e toxinas no organismo nos deixando inchadas e com a sensação de peso. Além disso, quando consumido em excesso, o sódio favorece a hipertensão arterial.

Solução: prefira o natural! Deixe de lado os refrigerantes, mesmo os diets e lights bombardeados de sódio), os doces, as gorduras saturadas e entre com a cara e a coragem nas frutas, verduras e legumes que são fontes de fibras (e melhoram o intestino!) e antioxidantes que combatem a celulite.

Falta de exercícios físicos
Além de queimarem as calorias excedentes da nossa alimentação, eles ajudam a deixar os músculos tonificados e durinhos, ativam a circulação sanguínea e linfática e eliminam toxinas através do suor. É como uma drenagem linfática regular!!

Solução: trocar o sofá e a televisão pela caminhada, academia, corrida, salão de dança.... Você tem várias opções, não acha?

Composição corporal
Problema: Onde há gordura, geralmente há celulite. Se você engorda, aumenta o número das células que armazenam as gorduras, e com isso ocorrem alterações nos capilares sanguíneos e nas fibras de sustentação. E lembre-se, uma vez que as células de gordura se multiplicam no nosso organismo, NUNCA MAIS irão desaparecer, por mais que você perca peso! Essa multiplicação acontece principalmente na fase de crescimento da mulher. No processo de emagrecimento, essas “meninas danadas” ficam apenas murchas, só esperando que você caia na tentação do churrasco, ou bolo de aniversário, para que elas engordem novamente.

Solução: manter a composição corporal adequada (com a ajuda de exercícios e alimentação, é claro!); preocupar-se em ter um peso saudável na puberdade.


Fator Genético
Problema: Do mesmo jeito que herdamos os olhos azuis do avô, a cinturinha fina da mãe, o cabelo liso do pai, a predisposição genética às celulite também está incluidíssima nesse pacote! Por isso, se você já observa aqueles furinhos nas pessoas da família, corra atrás do prejuízo e não dê sorte para o azar!

Solução: não há.

Água insuficiente
O consumo de água ajuda a repor os líquidos corporais e carrega para fora do organismo as toxinas que contribuem para que a celulite permaneça. Quanto mais água você bebe, mais estimula o trabalho dos rins e acelera a eliminação das malvadas toxinas. Além disso, a água hidrata e mantém a pele linda!

Solução: hidrate-se! No mínimo 2 litros de água PURA por dia!!!


Fonte: http://www.nutricaoemfoco.com.br/pt-br/site.php?secao=belezaesaude&pub=3240

seja o primeiro a comentar!