Segue algumas das mais de 50 receitas presentes no "Caderno de Receita".
Para adquirir o seu caderno entre em contato com a Clínica no (47) 30357475
MOLHO ROSÉ
Ingredientes:
1 beterraba,
8 colheres de sopa de maionese light,
5 colheres de sopa de vinagre de maçã,
1 colher de sopa de mostarda,
sal marinho,
1 colher de chá de páprika doce.
Modo de Fazer:
Pique a beterraba crua em cubinhos. Junte os demais ingredientes, sal a gosto e páprika. Bata tudo no liquidificador. Conserve na geladeira num vidro com tampa. Dá 30 colheres de sopa, com 20 calorias cada.
COOLER DE ACEROLA
Antioxidante e rico em Vitamina C.
Ingredientes:
1 embalagem de polpa de acerola
1 col. (sopa) de suco de limão
1 col. (sopa) de mel
1 copo (200 ml) de água mineral com gás
gelo picado
Modo de preparo:
Bata no liquidificador a acerola, o suco de limão e o mel. Misture a água mineral e acrescente o gelo.
SALADA DE FEIJÃO-BRANCO:
Para preparar basta misturar os seguintes ingredientes:
Feijão-branco cozido, Tomate picado, Cebola picada, Pimentão picado, Molho vinagrete de limão, Azeite de oliva, Sal, Pimenta do reino.
MOLHO CITRONET PARA A SALADA DE FEIJÃO-BRANCO
Para cada três partes de óleo de oliva misture uma parte igual de suco de limão siciliano. Você pode colocar sal e pimenta a gosto. Misture bem e jogue sobre a salada.
+ fontes ricas em cálcio: vegetais verde-escuros (Brócolis, couve, couve-for, alem de feijões, soja, frutas secas, castanhas.
PANQUECA DE BETERRABA
Ingredientes
½ copo de leite
1 xícara farinha de trigo
2 colheres de maisena
1 ovo
sal
½ unidade de beterraba média crua
carne moída /ou frango
½ unidade de cebola
Modo de preparo
Segue o modelo da panqueca de espinafre.
BISCOITO DE AVEIA E MEL
Ingredientes:
200 g de aveia em flocos finos.
200 g de farinha integral de trigo.
200 g de farinha de trigo refinada.
200 g de manteiga.
350 g de mel.
3 ovos.
Modo de Preparo:
Amassar bem todos os ingredientes. Abrir com rolo em uma superfície enfarinhada. Cortar os biscoitos com um cálice. Assar em forma untada em forno médio por 10-15 minutos, até dourar ligeiramente as bordas.
HAMBÚRGUER DE SOJA
Ingredientes:
2 xícaras de soja cozida, descascada e moída.
1 xícara de aveia em flocos finos ou arroz integral cozido.
4 colheres de sopa de farinha integral de trigo.
1 cebola picada, 1 dente de alho espremido.
1 colher de sopa de gérmen de trigo.
1 colher de sopa de gergelim.
2 colheres de sopa de shoyu.
2 ovos, sal, temperos verdes a gosto.
Modo de Preparo:
Mistures bem todos os ingredientes. Faça 10 bolas de massa e passe-as em farinha integral ou de rosca. Frite em frigideira antiaderente untada, abrindo a bola com uma colher em formato de hambúrguer. Doure o outro lado.
SOPA DE ESPINAFRE COM COUVE
Ingredientes:
2 colheres de sopa de óleo de canola
1 cebola média picada
3 colheres de aveia em flocos
6 xíc de espinafre cortado
6 xíc de couve manteiga cortada em tirinhas
1 batata inglesa média
segunda-feira, 29 de março de 2010
sexta-feira, 26 de março de 2010
Pesquisa aponta substância cancerígena em sete refrigerantes
Um teste com 24 marcas de refrigerantes detectou a presença de benzeno em sete bebidas, segundo a Associação de Defesa do Consumidor — ProTeste. O benzeno é uma substância cancerígena que aparece nos refrigerantes, como resultado da combinação do ácido benzóico, um conservante com vitamina C.
Fernanda Ribeiro, pesquisadora dos alimentos da Associação, diz que das sete marcas, cinco ficaram dentro do limite aceitável, seguindo a regulamentação que fiscaliza o nível desta substância na água mineral no Brasil, que é abaixo de 5 microgramas por litro. Outras duas marcas ultrapassaram esta medida: a Fanta Laranja Light, na qual foi encontrada 7,5 microgramas, e a Sukita Zero, com 20 microgramas de benzeno.
“O que solicitamos é que as empresas substituam o ácido benzóico da sua fórmula para que a reação não ocorra”, argumenta. A técnica ainda acrescenta que, nos refrigerantes de laranja e na marca Grapette, foram encontrados dois corantes impróprios para as crianças. Um destes, o amarelo tartrazina, presente no Grapette, pode causar alergias. Já o amarelo crepúsculo, encontrado nas versões da Fanta e da Sukita, causa hiperatividade e, por isto, é proibido em vários países europeus.
Outro ponto de alerta do teste é para os hipertensos. A presença de sódio nos refrigerantes pode agravar o problema ou desenvolvê-lo em pessoas saudáveis. Segundo a pesquisadora Fernanda Ribeiro, o Dolly Cola Diet possui 31% deste elemento na sua composição e a Aqua Zero Açúcar 29%.
Crianças - para a ingestão dos refrigerantes, as análises da ProTeste levaram em conta crianças de quatro a seis anos, em média com 20 quilos, e adultos de 70 quilos. A Associação não recomenda o consumo deste tipo de bebida por crianças abaixo desta idade.
Este caminho não foi seguido por Leonardo Santana, cinco anos, que começou a beber refrigerante aos quatro anos. Sua mãe, Maria Auxiliadora, conta que quando ele começou a entender o que era refrigerante e a pedir ficou difícil controlar. “Nós temos o hábito de beber refrigerante. Ele acabou adquirindo este hábito nosso“, diz.
A mãe diz que dá a bebida, no máximo, duas vezes por semana, e aos sábados e domingos. “Já na escolinha é suco todos os dias e durante os lanches da tarde também”, salienta. Ela também já tentou fazer com que ele compreenda que a bebida não é boa para a sua alimentação, mas diz que não chega a proibir de vez. “Até porque acho que o erro está na gente. O correto seria que diminuíssemos a nossa quantidade. Mas hoje, já percebo que ele gosta”.
Além dos problemas encontrados, Fábio Rodrigo dos Santos, nutricionista e conselheiro do Conselho Regional de Nutricionistas, alerta que os refrigerantes possuem calorias vazias, já que não oferecem nenhum nutriente para o organismo.
Segundo o especialista, estudos indicam que consumir mais de uma latinha por semana já aumenta o risco de diabetes e hipertensão de 25% a 30% em adultos. “Por conta da alta presença de fósforo, o organismo deixa de absorver o cálcio, o que pode causar osteoporose nas mulheres e má formação dentária e óssea nas crianças”, acrescenta o especialista.
Também não é recomendável que as crianças comecem a ingerir bebidas gaseificadas antes dos seis anos. Para o nutricionista, antes desta fase a capacidade gástrica delas é pequena, e a ingestão destas bebidas pode substituir outra refeição. “Se for para consumir, que seja de uma forma esporádica”.
Em resposta ao A TARDE, a AmBev, responsável pela Sukita, diz: “A AmBev informa que não teve acesso à pesquisa e, portanto, não pode comentar. A companhia reforça que trabalha sob os mais rígidos padrões de qualidade e em total atendimento à legislação brasileira”, informa em nota. A assessoria, responsável pelos refrigerantes da Pepsi, diz que a empresa não irá se posicionar, já que não houve nenhum problema grave.
A assessoria da Coca-Cola, responsável pela Fanta, informou que a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes respondeu pela empresa: “A posição de diversos órgãos internacionais é que o benzeno em bebidas não constitui um problema de saúde pública e que o ser humano se encontra muito mais exposto a este componente pelo próprio ar”.
18/03/2010
Fonte: A Tarde - por Luciana Rebouças
Nutrição X Acne
A acne é uma doença de predisposição genética e tendência hereditária, ou seja, quando ambos os pais tiveram um quadro de acne, a chance do filho a ter acne é de 50%.
As manifestações da acne dependem da presença dos hormônios sexuais. Por isso, as lesões começam a surgir na puberdade, época em que estes hormônios começam a ser produzidos pelo organismo, atingindo a maioria dos jovens de ambos os sexos.
Sabemos que uma pele saudável depende de uma hidratação adequada, bem como uma boa camada externa de lipídios que garanta um ph ácido o suficiente para proteger a pele de agentes externos nocivos. Estes aspectos dependem de fatores endógenos, bem como os exógenos, que incluem o envelhecimento, a exposição solar, produtos químicos, a dieta, e especialmente a ingesta de alimentos ricos em gorduras e açúcares. No entanto, a influência dos fatores nutricionais na pele ainda é objeto de muito estudo.
Chocolates x Acne
Embora se relacione a ingesta de chocolate e alimentos ricos em gorduras saturadas com a Acne, esta relação não foi comprovada cientificamente. Existem outros fatores que podem ser levados em conta, fatores estes que irão variar de indivíduos para indivíduos que, associados à ingestão de gorduras, possam levar a uma piora do quadro da acne, ou mesmo causar o aparecimento das mesmas.
Pesquisa publicada no Journal of American Academy of Dermatology mostrou que ácidos graxos podem auxiliar nos desequilíbrios hormonais que levam a acne. De fato, pessoas com acne relacionadas a problemas hormonais demonstraram ter deficiência em ácidos graxos essências. Os alimentos ricos em acido graxos essências incluem óleo de girassol, soja e milho, bem como sementes de girassol e linhaça
Vitaminas e Minerais x Acne
O que está certamente comprovado é que uma dieta rica em frutas, legumes, alimentos integrais e de baixo índice glicêmico está associada a um índice menor de doenças, entre elas a acne.
Sabe-se que alimentos ricos em vitaminas A e C são essenciais para a constituição e manutenção de uma pele saudável.
Fontes de Vitamina A: fígado, leite, queijos, vegetais folhosos, alimentos de cor amarelo alaranjados como a cenoura, tomate, abóbora, mamão, manga etc
Fontes de Vitamina C: frutas cítricas como a laranja, acerola, limão, abacaxi, os vegetais folhosos e legumes.
Acredita-se ainda que as vitaminas do complexo B controlem a produção do sebo.
Alguns alimentos ricos em vitaminas do complexo B fornecem ainda boas doses de zinco, outro mineral associado à saúde da pelo.
Embora não se conheça o mecanismo pelo qual o zinco auxilie no combate da acne, sabe-se que a falta deste mineral aumenta a produção de hormônios masculinos. Um estudo recente mostrou que o zinco causou uma melhora dramática em aproximadamente 60% dos pacientes com acne.
Fontes de zinco: carnes, peixes, aves cereais matinais, feijão, nozes etc
Existem pesquisas que mostram que o selênio associado às vitaminas A e E podem, em 12
semanas, reduzir a gravidade da acne resistente e ajudar a aliviar as cicatrizes resultantes.
Fontes de selênio: castanha do Pará, frutos do mar, fígado, carne vermelha e aves etc.
Conclui-se que a dieta pode estar relacionada com a presença ou aumento da acne. O papel da nutrição no tratamento e prevenção desta doença tão comum e, por vezes, menosprezada, tem adquirido cada vez maior destaque e interesse por parte de pesquisadores. No entanto, no momento são necessárias pesquisas de intervenção dietética para confirmar os efeitos na prevenção e tratamento da acne.
Fonte: Nutrição Estética. Aline Petter Schneider. São Paulo: editora Atheneu, 2009.
quarta-feira, 17 de março de 2010
A ALIMENTAÇÃO E A SAÚDE DOS SEUS CABELOS
Uma alimentação equilibrada e saudável é importante não apenas para manter a forma mais principalmente cuidar da sua saúde, incluindo da pele, unhas e cabelos. Problemas nutricionais deixam os cabelos secos, quebradiços e sem vida. Os cabelos oleosos demais podem representar uma alimentação desequilibrada. Deficiências nutricionais também podem causar prejuízos, como queda de cabelo.
Os nutrientes que auxiliam a manter seus cabelos brilhantes, macios e cheios de vida, são as vitaminas do complexo B, betacaroteno (pró-vitamina A), zinco, ferro, silício, cisteína (rica em enxofre), magnésio, cálcio, potássio, ácidos graxos essenciais (ômega 3, 6 e 9) e proteína. Esses nutrientes são encontrados nos seguintes alimentos:
As vitaminas do complexo B estão presentes em grãos integrais, como aveia, centeio, cevada e arroz integral, além de carnes magras, leite magro e derivados;
O betacaroteno ou pró-vitamina A é encontrado em frutas e vegetais de cor alaranjada ou folhas verdes escuras, como cenoura, caqui, mamão, couve-manteiga, brócolis e espinafre;
O zinco está nos peixes, frutos do mar, aves, leite magro e sementes, como girassol e abóbora;
O ferro é encontrado em carnes vermelhas (como fígado), nas leguminosas (como o feijão) e em vegetais de coloração verde escura;
O silício está presente na aveia, na cevada, na avelã e no feijão;
A cisteína é encontrada nos peixes, na gema de ovo, no alho e na cebola;
O magnésio que é encontrado em frutos do mar, abacate, melão, abacaxi, carambola e nozes;
O cálcio que está presente em leite magro e derivado, tofu, salmão e sardinha; ;
O potássio está nas carnes magras, banana, pepino, uva, amêndoa e semente de girassol;
Os ácidos graxos essenciais – Ômega – 3, 6 e 9 encontrados no abacate, azeite, sementes de linhaça, sementes oleaginosas (castanhas) e peixes como salmão, cavala, atum, sardinha etc;
Os alimentos fontes protéicas são principalmente as carnes (magras), leite magro e derivados, clara de ovo, por isso não faça dietas que proíbam proteínas.
Destacando:
Esses alimentos devem estar equilibrados na sua alimentação, nada de excessos.
Fundamental a ingestão de 8 – 10 copos de água mineral por dia.
Dicas úteis:
Banhos excessivamente quentes prejudicam os cabelos, tornando-os ressecados e quebradiços.
O sol das horas mais quentes do dia deve ser evitado. Ele queima os cabelos e resseca-os. Principalmente as pontas sofrem com isso. Ficam quebradiças, facilitando a formação de nós e pontas duplas.
O uso de tinturas artificiais e produtos fixadores que contêm álcool prejudicam a qualidade dos cabelos, tiram vida e brilho.
Tente ter momentos menos estressantes, pratique yoga para relaxar, ou aproveite alguns momentos do dias para respirar fundo e libertar-se das tensões, faça isto para saúde do seu cabelo.
Durma o suficiente, tente dormir pelo menos 8 horas por dia, pois um cabelo necessita sempre de uma boa noite de sono.