sexta-feira, 26 de março de 2010

Nutrição X Acne


A acne é uma doença de predisposição genética e tendência hereditária, ou seja, quando ambos os pais tiveram um quadro de acne, a chance do filho a ter acne é de 50%.
As manifestações da acne dependem da presença dos hormônios sexuais. Por isso, as lesões começam a surgir na puberdade, época em que estes hormônios começam a ser produzidos pelo organismo, atingindo a maioria dos jovens de ambos os sexos.
Sabemos que uma pele saudável depende de uma hidratação adequada, bem como uma boa camada externa de lipídios que garanta um ph ácido o suficiente para proteger a pele de agentes externos nocivos. Estes aspectos dependem de fatores endógenos, bem como os exógenos, que incluem o envelhecimento, a exposição solar, produtos químicos, a dieta, e especialmente a ingesta de alimentos ricos em gorduras e açúcares. No entanto, a influência dos fatores nutricionais na pele ainda é objeto de muito estudo.


Chocolates x Acne


Embora se relacione a ingesta de chocolate e alimentos ricos em gorduras saturadas com a Acne, esta relação não foi comprovada cientificamente. Existem outros fatores que podem ser levados em conta, fatores estes que irão variar de indivíduos para indivíduos que, associados à ingestão de gorduras, possam levar a uma piora do quadro da acne, ou mesmo causar o aparecimento das mesmas.
Pesquisa publicada no Journal of American Academy of Dermatology mostrou que ácidos graxos podem auxiliar nos desequilíbrios hormonais que levam a acne. De fato, pessoas com acne relacionadas a problemas hormonais demonstraram ter deficiência em ácidos graxos essências. Os alimentos ricos em acido graxos essências incluem óleo de girassol, soja e milho, bem como sementes de girassol e linhaça


Vitaminas e Minerais x Acne


O que está certamente comprovado é que uma dieta rica em frutas, legumes, alimentos integrais e de baixo índice glicêmico está associada a um índice menor de doenças, entre elas a acne.

Sabe-se que alimentos ricos em vitaminas A e C são essenciais para a constituição e manutenção de uma pele saudável.

Fontes de Vitamina A: fígado, leite, queijos, vegetais folhosos, alimentos de cor amarelo alaranjados como a cenoura, tomate, abóbora, mamão, manga etc

Fontes de Vitamina C: frutas cítricas como a laranja, acerola, limão, abacaxi, os vegetais folhosos e legumes.

Acredita-se ainda que as vitaminas do complexo B controlem a produção do sebo.
Alguns alimentos ricos em vitaminas do complexo B fornecem ainda boas doses de zinco, outro mineral associado à saúde da pelo.

Embora não se conheça o mecanismo pelo qual o zinco auxilie no combate da acne, sabe-se que a falta deste mineral aumenta a produção de hormônios masculinos. Um estudo recente mostrou que o zinco causou uma melhora dramática em aproximadamente 60% dos pacientes com acne.

Fontes de zinco: carnes, peixes, aves cereais matinais, feijão, nozes etc

Existem pesquisas que mostram que o selênio associado às vitaminas A e E podem, em 12
semanas, reduzir a gravidade da acne resistente e ajudar a aliviar as cicatrizes resultantes.

Fontes de selênio: castanha do Pará, frutos do mar, fígado, carne vermelha e aves etc.

Conclui-se que a dieta pode estar relacionada com a presença ou aumento da acne. O papel da nutrição no tratamento e prevenção desta doença tão comum e, por vezes, menosprezada, tem adquirido cada vez maior destaque e interesse por parte de pesquisadores. No entanto, no momento são necessárias pesquisas de intervenção dietética para confirmar os efeitos na prevenção e tratamento da acne.

Fonte: Nutrição Estética. Aline Petter Schneider. São Paulo: editora Atheneu, 2009.

2 comentários

Wutke disse...

Ainda bem que não sofro desse mal, Parabéns pelo artigo.

Anônimo disse...

gostei muito, tenho acne e vou seguir todas as informações. muito obrigado

Postar um comentário