segunda-feira, 10 de maio de 2010

Alimentação que pode prevenir os famosos pneuzinhos


Com as dicas de nutrição a seguir, somadas ao treino de 20 minutos, você vai apertar mais um furinho no cinto, veja como:

1. Aposte na banana verde
Usada em receitas, a fruta ajuda a baixar o ponteiro da balança, graças à sua porção de amido resistente. Esse nutriente, presente também no macarrão integral, na lentilha e na cevada, estimula a produção de hormônios que mandam ao organismo a mensagem de que é hora de parar de comer.

2. Desencarne
Dê um tempo do churrasco. Um estudo publicado no periódico International Journal of Obesity demonstrou relação entre a ingestão de carne vermelha e o risco de obesidade e de aumento no volume abdominal. “Recomenda-se o consumo de até 120 g por dia, o que equivale a um bife grelhado ou duas fatias de carne assada”, afirma a nutróloga Tamara Mazaracki, do Rio de Janeiro.

3. Mais vinagre, menos gordura
É o que sugere um trabalho publicado na revista científica Journal of Food and Chemistry. Realizado por pesquisadores japoneses, o estudo demonstrou que o vinagre acelera a eliminação de gordura pelo organismo. Abuse dele nas saladas.

4. Não deixe as peras na geladeira…
…por muito tempo. Quem come essa fruta ingere menos calorias durante o dia todo e perde mais peso. Essa foi a conclusão de um estudo publicado na revista científica Nutrition. Isso acontece porque a pera é rica em fibras, que promovem saciedade, e ainda tem ação diurética.

5. Conhece o cromo?
Esse mineral que equilibra os níveis de açúcar no sangue e evita os picos de fome é capaz de reduzir a gordura corporal, especialmente onde ela é mais odiada: no abdômen. Como se isso não fosse suficiente, ele faz com que o carboidrato seja aproveitado como fonte de energia e não fique armazenado sob a forma de gordura. Boas fontes de cromo são levedo de cerveja, cogumelo e nozes.

6. Sem preconceito
O feijão-preto e o feijão-carioca, aquele marronzinho, são paixões nacionais. Mas muita gente não tem o costume de comer a versão branca da leguminosa, que, segundo pesquisadores da Universidade do Colorado, nos EUA, é carregada de amido resistente, que, além de promover saciedade, aumenta a queima de gordura e o peristaltismo intestinal. O feijão-branco pode ser consumido sozinho ou usado como ingrediente no preparo de pratos. Até mesmo na feijoada ele faz bonito.

7. Com vocês, a toranja
Comer metade dessa fruta, também conhecida como grapefruit, antes de cada refeição ajuda a reduzir o manequim. É o que garantem cientistas da Clínica Scripps, nos EUA, que atribuem esse benefício a um composto presente na fruta que regula a insulina, hormônio envolvido no estoque da gordura.

8. À moda suíça
O suco de limão é diurético e alivia o inchaço. Mas, se a limonada for feita com a casca da fruta, o beneficio é ainda maior. O bagaço contém pectina, uma fibra solúvel que dá sensação de saciedade.

9. Gordura X gordura
Um estudo publicado na revista científica da Associação Internacional para o Estudo da Obesidade revelou que as gorduras do coco — ácido láurico e monolauril — não ficam estocadas nas células. Elas geram energia sem aumentar os pneuzinhos e ainda auxiliam a regular o funcionamento da tireoide. A fruta deve estar madura e pode ser consumida desidratada. Coloque 1 ou 2 colheres (sopa) no iogurte ou consuma de 20 a 30 g por dia da fruta cortada em lascas, como petisco na hora do lanche.





FONTE: Revista Women’s Health

1 comentário

Janaína Macedo disse...

Olá Sabrina!
Sou muito interessada em assuntos de alimentação. Acabei te achando em minhas pesquisas e agora serei sua leitora tb!
Beijos!

Postar um comentário